Castelo Rá-Tim-Bum: Hora de Dormir

Clique na imagem acima para ver o episódio no YouTube

Este é sem dúvida o episódio mais raro do Castelo Rá-Tim-Bum.
A Wikipédia menciona esse episódio (número 91) de forma bem breve e diz que foi exibido somente duas vezes na história da série!
Ele foi exibido como um especial de natal e foi o único episódio de 1 hora do Castelo.
O roteiro é baseado na história de um menino chamado Daniel que está assistindo ao Castelo. O Nino está discutindo com o Relógio pois é hora de dormir, mas ele não está com o mínimo sono!
Depois que o episódio do Castelo (na TV de Daniel) encerra é hora de Daniel dormir e seu pai (Arnaldo) logo vem para colocá-lo na cama. Mas Daniel também não está com sono e faz de tudo para prorrogar o horário, convencendo seu pai a cantar músicas e contar estórias.
Arnaldo resolver cantar a música "Dorme em paz" (Palavra Cantada), mas mesmo assim Daniel não consegue dormir.
Finalmente ele convence seu pai a contar uma estória. Arnaldo depois de muito relutar resolve começar a estória da Bela Adormecida. Ele vai contado, até chegar ao momento em que Aurora espetaria seu dedo na roca de fiar, mas interrompe tudo e deixa claro que é realmente Hora de Dormir!
Daniel até tenta, mas de repente a sua televisão acende e lá está Nino ainda sem conseguir dormir. Aí a mágica acontece! Nino começa a falar com Daniel pela TV e os dois começam a conversar sobre a falta de sono...
O Nino então convida Daniel para vir ao Castelo. Mas como? Nino diz: "É só seguir o Ratinho!"
De repente o Ratinho aparece no quarto de Daniel e os dois correm por dentro de um armário e acabam aparecendo na porta do Castelo!
Depois de conhecer o Castelo e alguns de seus moradores Daniel e Nino se assustam quando algo inesperado acontece.
O príncipe da Bela Adormecida aparece no Castelo procurando pela feiticeira Morgana. Logo em seguida chegam ao Castelo a Bruxa má e Aurora para também tentar falar com Morgana e resolver um problemão: A estória da Bela Adormecida empacou! Aurora não está com sono e sem dormir o príncipe não pode beijá-la e salvá-la da Bruxa má. :)
Porém a poderosa feiticeira Morgana está no seu sono de beleza e Nino se recusa a acordar a tia-avó.
A Bruxa má está impaciente! Implora para o Nino que faça alguma coisa para que a maldiiiiiiita estória continue!
Nino, Daniel e os personagens da Bela Adormecida fazem de tudo para que a princesa durma. Depois de tentar uma segunda canção de ninar finalmente Aurora cai no sono. Mas Daniel, sem querer, derruba uma cadeira e a princesa acorda novamente, o que deixa a Bruxa má extremamente nervosa!
Ela transforma Daniel num sapo horroroso e depois de muito barulho eles conseguem acordar Morgana. Ela desce de sua torre e começa a resolver a situação.
Primeiro explica que só as princesas tem o poder de transformar sapos em pessoas e faz todos convencerem Aurora a beijar o sapo horroroso para que ele volte a ser o Daniel.
A mágica funciona e finalmente Morgana explica que na verdade a estória da Bela Adormecida empacou pq o pai de Daniel parou de contar bem no momento que a princesa deveria dormir!
Assim, todos começam a gritar pelo nome de Arnaldo até que ele aparece no quarto de Daniel e percebe que o pessoal do Castelo está chamando ele pela televisão.
Depois de muitas explicações ele tenta continuar a estória com a ajuda de todos. E finalmente a princesa dorme seu sono de 100 anos!
Todos ficam felizes, Daniel se despede do pessoal do Castelo e volta ao seu quarto.
Daniel então acorda com seu pai chamando para ir a escola e vê que tudo não passou de um sonho, até que o Nino aparece na TV novamente e fala: "Foi nada!" e termina o episódio com a frase: "Tchau não, até amanhã".
Tem muitos detalhes nesse episódio! Eu vou postar aos poucos... pq tenho que assistir várias vezes para lembrar de tudo. Mas vamos começar com os personagens:
Tirando Daniel, nenhum dos atores são novos na TV Cultura. A Bruxa má é nada mais nada menos que Grace Gianoukas. Para quem assistia Rá-Tim-Bum sabe que ela era a mãe de Lia e Ivo. Sim... aquela família que ligava a TV todo dia para assistir o Rá-Tim-Bum! Ela também atuou na Rede Globo e no Teatro criou e atuou no "Terças Insanas".
A princesa Aurora é interpretada por Iara Jamra mais conhecida como Nina! Sim! A menina do Rá-Tim-Bum que vivia num quarto gigante e tinha uma boneca que chamava Careca!
Iara também foi atriz na Rede Globo e segundo a Wikipédia foi aluna de teatro de Flávio de Souza, roteirista do Rá-Tim-Bum e do Castelo.
O príncipe é na verdade um famoso personagem do Castelo. Mas é muito difícil de descobrir sem toda a maquiagem... Mas sim! Ele é o Perônio, irmão gêmeo e gênio de Tíbio (Flávio de Souza)!
Ele é interpretado por Henrique Stroeter, ator que além de ser para sempre o Perônio, também esteve presente no X-Tudo e na Ilha Rá-Tim-Bum.
O Arnaldo, pai de Daniel é interpretado pelo ator e músico Theo Werneck, que também participou de muitas produções da TV Cultura. Mas as que mais me espantaram quando descobri foram o Pinguim Pianista no Rá-Tim-Bum e o a voz do Tap, uma das botas do Castelo Rá-Tim-Bum.
E finalmente, Daniel interpretado por Fernando Pimentel. A verdade é que não encontrei nada sobre ele na Web. Aqui preciso de ajuda! Quem souber qualquer coisa sobre ele, por favor, comente!
Existem milhões de outros detalhes e curiosidades sobre esse episódio. Mas vou parar por aqui por enquanto.
Um que eu gosto muito já foi comentado acima. O Nino termina o episódio com a frase: "Tchau não, até amanhã". Essa frase é o nome do primeiro episódio do Castelo e foi usada pelo Nino no também no final do episódio quando ele se despede pela primeira vez de Biba, Pedro e Zequinha!
Depois volto e atualizo esse post com mais dessas curiosidades... ou então vou criando novos posts mais especializados.

8 comments:

  Cristina

7 de setembro de 2010 às 11:22

Obrigada,muito obrigada mesmo por postar e disponibilizar esse episódio.
Estava a procura dele há muito tempo.
Meu filho autista simplesmente adora o Castelo Ra-Tim-bum e tínhamos o "Hora de Dormir" em vhs mas perdemos essa fita.
Foi uma alegria muito grande para nós rever esse episódio.
Obrigada.
Cristina e Gabriel

  Unknown

6 de julho de 2011 às 03:22

demais
adoro o blog

  Caroline Beltrame

25 de outubro de 2011 às 00:40

Muito obrigada por posta-lo!
Assisti faz tanto tempo e pelo fato de nunca te-lo achado ou sequer ouvir algo sendo mencionado sobre ele pensei que era algum episódio "inventado pela minha imaginação" shuahsuashs

Beijos

  Rachel

26 de abril de 2012 às 20:31

Porque parou??? parou porque?! =) kkk! Adorei que vc postou esse episódo do castelo ra tim bum! eu amava assistir, eu tinha gravado em VHS tbm, mas a fita sumiu faz anos e vira e mexe eu comento sobre este episódio e ninguém nunca sabe onde encontrar, é que queria mostrar pra minha filha!! Ela vai amar!!! não vejo a hora dela acordar amanhã pra colocar pra ela ver... OBRIGADA!!!!

  duff

15 de julho de 2012 às 11:27

encontrei a sua postagem no you tube há uns dois anos e vi esse episódio pela segunda vez achei que nunca ia vê lo de novo e a propósito vc menciona o artigo da Wikipedia que fala desse epísódio quem criou fui eu antes nem citava ele lá

  Refletindo a Literatura Brasileira

8 de março de 2020 às 03:26

Na da pra ver o episódio... 😥

  Anônimo

3 de fevereiro de 2022 às 14:26

Genesis 1 for android & iPhone on YouTube
Download Genesis 1 for android and iPhone (and iOS) right now with no installation and no annoying pop-up ads! It has a mp3 juice great experience on the go

  Ruivo

15 de março de 2023 às 15:58

Adorei o conteudo parabens!!