Castelo Rá-Tim-Bum: Hora de Dormir

Clique na imagem acima para ver o episódio no YouTube

Este é sem dúvida o episódio mais raro do Castelo Rá-Tim-Bum.
A Wikipédia menciona esse episódio (número 91) de forma bem breve e diz que foi exibido somente duas vezes na história da série!
Ele foi exibido como um especial de natal e foi o único episódio de 1 hora do Castelo.
O roteiro é baseado na história de um menino chamado Daniel que está assistindo ao Castelo. O Nino está discutindo com o Relógio pois é hora de dormir, mas ele não está com o mínimo sono!
Depois que o episódio do Castelo (na TV de Daniel) encerra é hora de Daniel dormir e seu pai (Arnaldo) logo vem para colocá-lo na cama. Mas Daniel também não está com sono e faz de tudo para prorrogar o horário, convencendo seu pai a cantar músicas e contar estórias.
Arnaldo resolver cantar a música "Dorme em paz" (Palavra Cantada), mas mesmo assim Daniel não consegue dormir.
Finalmente ele convence seu pai a contar uma estória. Arnaldo depois de muito relutar resolve começar a estória da Bela Adormecida. Ele vai contado, até chegar ao momento em que Aurora espetaria seu dedo na roca de fiar, mas interrompe tudo e deixa claro que é realmente Hora de Dormir!
Daniel até tenta, mas de repente a sua televisão acende e lá está Nino ainda sem conseguir dormir. Aí a mágica acontece! Nino começa a falar com Daniel pela TV e os dois começam a conversar sobre a falta de sono...
O Nino então convida Daniel para vir ao Castelo. Mas como? Nino diz: "É só seguir o Ratinho!"
De repente o Ratinho aparece no quarto de Daniel e os dois correm por dentro de um armário e acabam aparecendo na porta do Castelo!
Depois de conhecer o Castelo e alguns de seus moradores Daniel e Nino se assustam quando algo inesperado acontece.
O príncipe da Bela Adormecida aparece no Castelo procurando pela feiticeira Morgana. Logo em seguida chegam ao Castelo a Bruxa má e Aurora para também tentar falar com Morgana e resolver um problemão: A estória da Bela Adormecida empacou! Aurora não está com sono e sem dormir o príncipe não pode beijá-la e salvá-la da Bruxa má. :)
Porém a poderosa feiticeira Morgana está no seu sono de beleza e Nino se recusa a acordar a tia-avó.
A Bruxa má está impaciente! Implora para o Nino que faça alguma coisa para que a maldiiiiiiita estória continue!
Nino, Daniel e os personagens da Bela Adormecida fazem de tudo para que a princesa durma. Depois de tentar uma segunda canção de ninar finalmente Aurora cai no sono. Mas Daniel, sem querer, derruba uma cadeira e a princesa acorda novamente, o que deixa a Bruxa má extremamente nervosa!
Ela transforma Daniel num sapo horroroso e depois de muito barulho eles conseguem acordar Morgana. Ela desce de sua torre e começa a resolver a situação.
Primeiro explica que só as princesas tem o poder de transformar sapos em pessoas e faz todos convencerem Aurora a beijar o sapo horroroso para que ele volte a ser o Daniel.
A mágica funciona e finalmente Morgana explica que na verdade a estória da Bela Adormecida empacou pq o pai de Daniel parou de contar bem no momento que a princesa deveria dormir!
Assim, todos começam a gritar pelo nome de Arnaldo até que ele aparece no quarto de Daniel e percebe que o pessoal do Castelo está chamando ele pela televisão.
Depois de muitas explicações ele tenta continuar a estória com a ajuda de todos. E finalmente a princesa dorme seu sono de 100 anos!
Todos ficam felizes, Daniel se despede do pessoal do Castelo e volta ao seu quarto.
Daniel então acorda com seu pai chamando para ir a escola e vê que tudo não passou de um sonho, até que o Nino aparece na TV novamente e fala: "Foi nada!" e termina o episódio com a frase: "Tchau não, até amanhã".
Tem muitos detalhes nesse episódio! Eu vou postar aos poucos... pq tenho que assistir várias vezes para lembrar de tudo. Mas vamos começar com os personagens:
Tirando Daniel, nenhum dos atores são novos na TV Cultura. A Bruxa má é nada mais nada menos que Grace Gianoukas. Para quem assistia Rá-Tim-Bum sabe que ela era a mãe de Lia e Ivo. Sim... aquela família que ligava a TV todo dia para assistir o Rá-Tim-Bum! Ela também atuou na Rede Globo e no Teatro criou e atuou no "Terças Insanas".
A princesa Aurora é interpretada por Iara Jamra mais conhecida como Nina! Sim! A menina do Rá-Tim-Bum que vivia num quarto gigante e tinha uma boneca que chamava Careca!
Iara também foi atriz na Rede Globo e segundo a Wikipédia foi aluna de teatro de Flávio de Souza, roteirista do Rá-Tim-Bum e do Castelo.
O príncipe é na verdade um famoso personagem do Castelo. Mas é muito difícil de descobrir sem toda a maquiagem... Mas sim! Ele é o Perônio, irmão gêmeo e gênio de Tíbio (Flávio de Souza)!
Ele é interpretado por Henrique Stroeter, ator que além de ser para sempre o Perônio, também esteve presente no X-Tudo e na Ilha Rá-Tim-Bum.
O Arnaldo, pai de Daniel é interpretado pelo ator e músico Theo Werneck, que também participou de muitas produções da TV Cultura. Mas as que mais me espantaram quando descobri foram o Pinguim Pianista no Rá-Tim-Bum e o a voz do Tap, uma das botas do Castelo Rá-Tim-Bum.
E finalmente, Daniel interpretado por Fernando Pimentel. A verdade é que não encontrei nada sobre ele na Web. Aqui preciso de ajuda! Quem souber qualquer coisa sobre ele, por favor, comente!
Existem milhões de outros detalhes e curiosidades sobre esse episódio. Mas vou parar por aqui por enquanto.
Um que eu gosto muito já foi comentado acima. O Nino termina o episódio com a frase: "Tchau não, até amanhã". Essa frase é o nome do primeiro episódio do Castelo e foi usada pelo Nino no também no final do episódio quando ele se despede pela primeira vez de Biba, Pedro e Zequinha!
Depois volto e atualizo esse post com mais dessas curiosidades... ou então vou criando novos posts mais especializados.

Lançamento do Memória Infantil

O objetivo desse blog é de compartilhar filmes, seriados, desenhos, brinquedos, jogos e qualquer outra coisa que lembre minha infância e a de tantos outros. Quero aproveitar o gigante alcance da Internet para relembrar aqueles momentos nostálgicos que só quem passou pode entender.
Minha intenção é ir a fundo nos assuntos. Não só mostrar um pequeno trecho de um episódio e fazer um breve comentário sobre cada coisa... Não! Quero tentar resgatar o máximo que puder sobre cada memória e linkar a maior quantidade de referências para quem quiser saber tudo!
Vou precisar de ajuda! Tem muita coisa nesse tempo que simplesmente se perdeu... episódios raros, dublagens diferentes, nomes de personagens que ninguém lembra e os famosos mitos e rumores que vão sendo criados com o passar dos anos.
Quero investigar todos os detalhes e relembrar essa época tão marcante na vida de tantos.
Devo dizer obviamente que a minha infância tem limites... tenho hoje 25 anos, ou seja, minha infância foi nos anos 80 e 90. Mas tem muita gente que concorda que essa foi a melhor infância de todos os tempos! E eu certamente faço parte desse grupo! :)
E a partir de comentários espero poder contar com a participação de todos que de alguma forma lembrarem ou se identificarem com o conteúdo que vou postar por aqui.
Já tem um bom tempo que venho planejando o lançamento desse blog. A idéia começou a partir de um canal que criei no YouTube que está no ar desde maio de 2009 e que tem feito um sucesso espantoso!
Estive procurando algo bem especial para dar o pontapé inicial. E acho que finalmente consegui! O primeiro post oficial desse blog será sobre o Castelo Rá-Tim-Bum e em particular de um episódio muito raro que eu consegui resgatar!
Então vamo que vamo!
Conto com todos para fazer desse blog a melhor Memória Infantil da Internet brasileira!